Vigésimo primeiro dia. Oração – ferramenta para santificação


 

“Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade”. (João 17.17)

 

Se você ora por santificação isso significa que você toma tempo em oração e que busca um objetivo específico. Separar uma parte do seu tempo em oração já é um ato de santificação, pois essa palavra na Bíblia significa separação de algo para ser oferecido a Deus. E orar por santificação é ainda mais agradável a Deus, pois mostra que você   reconhece a importância da santidade e sua necessidade dela. O Deus santo deseja que sejamos santos: “Sereis santos porque eu sou santo” (I Pedro 1.16)Oração é coisa do ser humano autêntico que se curva diante de Deus, é a maneira como o homem e a mulher falam a Deus de sua intimidade, necessidades, problemas, dúvidas, pecados, limitações e fraquezas; também dos planos e propósitos, bem como dos sentimentos. “Quero que os homens orem em todo lugar, levantando mãos   santas, sem ódio nem discórdia” (I Timóteo 2.8).

A oração que leva à santificação começa por reconhecer a soberania e a santidade de Deus, bem como o seu amor e sua misericórdia. O Senhor é o Deus grande temível, o Deus justo e leal em tudo o que faz, mas é também o Deus da aliança que permanece sempre fiel, ainda que nós sejamos infiéis. A santificação começa, pois, quando se estabelece corretamente quem é Criador e quem é criatura, quem é Santo e quem é pecador, quem perdoa e quem é perdoado, quem pede e quem dá, quem sustenta e quem é sustentado, quem é Senhor e quem é servo, quem é Pai e quem é filho.

Essa oração é também, e sempre, uma clara confissão de pecados, uma declaração de arrependimento e uma súplica por perdão. O crente precisa ser purificado para tornar-se vaso de honra e útil para toda a boa obra. Os pecados devem ser expostos um a um diante do trono da graça, para que sejam lavados pelo sangue de Jesus. É essa purificação que nos dará condições de permanecer na presença do  Santo e de nos apropriarmos cada vez mais da sua santidade (Isaías 6.1-10).

A santificação sempre leva à ação e a oração.

 

Deus o abençoe a sua família,
Primeira Igreja Batista em Figueira