Vigésimo dia. Princípios vitais eternos para a família


 

Princípios vitais eternos – quer dizer normas e valores que são indispensáveis, indiscutíveis e eternos (insubstituíveis) para a constituição de um lar, uma família bíblica e sólida. Pela Bíblia são esses:

CASAMENTO. Todas as famílias começam com um casamento, onde duas pessoas que se amam decidem unir-se com a benção de Deus e constituir uma família. “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Genesis 2. 24). Este plano é claro. Um homem ligado a uma mulher. Milhares de anos mais tarde, Jesus afirmou que este ainda é o plano de Deus. Ele citou este versículo e acrescentou: “Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19.6). Sendo assim o casamento é uma relação para toda a vida. Somente a morte deve cortar este laço (Romanos 7.1-3).

OS FILHOS. Casais assim unidos diante de Deus pelo casamento desfrutam o privilégio de terem filhos. Deus ordenou a Adão e Eva e aos filhos de Noé que tivessem filhos (Genesis 1. 28; 9. 1). Mesmo sabendo que nem todas as pessoas vão se casar ou vão ter filhos, o plano básico de Deus é este: Que filhos nasçam dentro de famílias completas com pai e mãe. “Portanto, aconselho que as viúvas mais jovens se casem, tenham filhos, administrem suas casas e não deem ao inimigo nenhum motivo para maledicência.” (I Timóteo 5. 14)

CADA UM TEM SEU PAPEL.  responsabilidade dos esposos é bem clara: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela”. (Efésios 5.25)  Ele tem que prover as necessidades de sua família (1 Timóteo 5. 8). Os pais tem a função de instruir seus filhos dentro de alguns princípios vitais (Efésios 6.4).  As mulheres tem um papel muito desafiador e muito importante no plano de Deus para a família, ela precisa auxiliar seu esposo.  As mulheres foram instruídas por Deus para mostrarem ternura e afeição aos seus esposos e filhos.  Deus também definiu o papel dos filhos. Paulo revelou em Efésios 6:1-2 que os filhos deverão: Obedecer a seus pais e Honrar seus pais.

Você está construindo seu lar sobre a fundação da palavra de Deus?

 

Deus o abençoe a sua família,
Primeira Igreja Batista em Figueira