Família inabalável

E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. (Mateus 7:25)

 

Jesus está ensinando a respeito dos fundamentos sobre os quais devemos edificar nossa casa, nossa família e nossa vida.

Fundamento é aquilo que sustenta e mantém de pé um edifício, uma construção. De nada adianta ter uma casa com uma planta muito bem feita, repartições bem elaboradas, paredes bem prumadas, telhado moderno e um acabamento de primeira; se o alicerce não for bem feito, tudo isso pode vir abaixo no primeiro vendaval ou na primeira chuva intensa. (Mt. 7.26-27)

Fundamento é aquilo que não vemos, mas que sustenta toda uma vida, uma família. Nunca se viu alguém elogiar o alicerce de uma casa, ele não aparece. Mas sem ele nada se mantém; nada dura muito tempo.

Hoje, devido a falta de fundamento bíblico nas famílias, muitas delas estão sucumbindo, estão desmoronando, ou pior, já desmoronaram. (Mt. 22.29)

Alguns motivos pelos quais as famílias de hoje estão sendo abaladas e destruídas:

1) As famílias estão sendo destruídas pois não há esforço para abrir alicerce. Edificar sobre a rocha exige esforço, perseverança e dedicação. Isso fala de Obediência à Palavra de Deus, fala de vida devocional em família, oração e jejum (1Ts 5.17). Você tem orado e lido a bíblia em família?

2) As famílias estão sendo destruídas, pois a base dos relacionamentos é frágil. A base de todo e qualquer relacionamento duradouro e sadio sempre foi e sempre será a Aliança. Relacionamento com Deus, cônjuge, família e irmãos em Cristo, quando não têm como base a Aliança bíblica, pode ruir a qualquer momento (Sl 25.10). Você tem aliança com seu cônjuge, família e igreja?

3) As famílias estão sendo destruídas pela ausência da Verdade. Jesus é a Verdade (Jo 14.6), satanás é o pai da mentira (Jo 8.44). Quando nossas palavras vão além do sim ou do não, inicia-se a mentira, daí em diante o inimigo entra e destrói a casa. Quantas meias verdades, ou “mentirinhas”, têm levado tantos lares ao fracasso! Nada se sustenta na mentira, engano ou manipulações (Mt 5.37). Há muitos outros elementos que têm minado a família levando-a à destruição e à falência.

4) E por último, a ausência dos pais no seio familiar. Devido às exigências cada vez maiores da nossa sociedade em termos um padrão, no mínimo, médio, ou na busca desenfreada do conforto e bens materiais, os cônjuges têm negligenciado a família, os filhos, familiares e igreja (Dt 6.5-7).

Essa falta de priorizar a família tem levado ao caos (Mt 6.31-33).

Precisamos tomar decisões urgentes no sentido de restaurar os princípios bíblicos a serem aplicados na família entes que o vento a derrube. Precisamos voltar às escrituras, priorizar o cônjuge, os filhos e o relacionamento familiar (1Tm 5.8).

Deus os abençoe a sua família.

Extraído e adaptado

fonte: http://www.ifcc.org.br/